segunda-feira, 12 de março de 2012

A carta da Bulgária

Dei-me ao trabalho de ir de Almada a Vila Franca ver a exposição sobre Alves Redol, no museu do neo-realismo. Não dei por mal empregue o tempo que gastei. Talvez não tenha importância para muita gente, mas os escritores desta corrente foram quem me ensinou quase tudo o que sei sobre o Portugal de antes do 25 de abril. Não sabia que Redol também tinha feito fotografia. Não o fez com pretensões artísticas, aliás nem na escrita se declara com tal propósito, apesar do muito que atingiu.
Do que vi quero registar um detalhe – a carta que uma leitora búlgara lhe dirigiu, após a leitura de A Fanga, tradução búlgara. A leitora diz, em italiano, que muito a tocou a forma como o escritor descreve o sofrimento do povo. Segundo pesquisei, foi esta carta que levou Redol a não desistir de escrever, quando tinha decidido fazê-lo. Há um nº da Seara Nova “facsimilado” na net, em que ele o afirma. Soube ainda que a leitora lhe confessou que estava doente e que para a sua recuperação muito contribuiu a leitura do livro…
A carta, ou antes, a primeira página da mesma, estava exposta no museu. Escrita em italiano, entendi parte dela. Mas o engraçado foi verificar que tem uma gralha que muito bem compreendo. A autora escreve em alfabeto latino, naturalmente, e dirige-se ao autor, mas escreve Regol em vez de Redol. Trocou o d latino pelo d cirílico minúsculo e manuscrito (g).
Quis saber o nome da senhora que, provavelmente sem o saber contribuiu para que pudéssemos desfrutar de uma boa parte, a mais madura, da obra do escritor. Estou-lhe grata, já são muitas as coisas que devo à Bulgária. A ver se não me esqueço de mais esta…
Gostaria de agradecer à senhora, mas em búlgaro. Gostaria ao menos de saber o seu nome, já que o que constava da exposição não me soou conhecido e o sinal de interrogação colocado após a grafia do nome denota que há dúvidas na leitura. Enfim, coca-bichices minhas. Será que era Anna Iancqova? АННА ЯHKОВА no original? Se me mostrarem a assinatura talvez seja fácil.

Nenhum comentário: